quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO
Aconteceu ontem, dia 13/01, em nosso município o curso de formação de profissionais da área da saúde Caminhos do Cuidado, um dos projetos mais ousados de formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas). A primeira edição desse audacioso projeto superou as expectativas alcançando a marca de 226 mil vagas ofertadas a agentes comunitários de saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos em enfermagem (Atenfs), resultado que só se tornou possível em virtude do compromisso assumido por todos os parceiros desta empreitada.
Formar trabalhadores do Sistema Único de Saúde para acolher, atender e encaminhar aqueles que fazem o uso prejudicial de álcool e outras drogas é um desafio permanente para usuários, familiares, profissionais de saúde e sociedade.
Mobilizados pelo Ministério da Saúde, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz, o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde, do Grupo Hospitalar Conceição (Escola GHC) e a Rede Governo Colaborativo em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aceitaram o desafio de desenvolver uma estratégia de educação permanente para àqueles profissionais de saúde que, em sua essência, representam a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde: os agentes comunitários de saúde e os auxiliares e técnicos de enfermagem das equipes e atenção básica em todo o país. A meta: acolher e cuidar.
Para que pudéssemos ser contemplados com o curso a Prefeitura Municipal não mediu esforços e cumpriu todos requisitos mínimos para a realização desde em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário